NOSSAS SOLUÇÕES

Conheça um pouco mais sobre os projetos que desempenhamos com excelência comprovada desde 2004!

 

Educação Ambiental

                     O projeto de Educação Ambiental trabalha com a conservação e preservação do meio ambiente, desenvolvendo palestras, atividades e dinâmicas de cunho ambiental, têm como objetivo aproximar as crianças, os jovens e os adultos ao meio ambiente, através de práticas pedagógicas, agregando informações que despertam a conscientização para um futuro sustentável.

Case Terra Pedagógico

O projeto Terra Pedagógico foi um projeto de Educação Ambiental desenvolvido no Terra Parque Eco Resort realizado com crianças e adolescentes de 09 a 14 anos. Nesse projeto realizamos apresentações teóricas e práticas, abordamos temas como reutilização de madeira, biomassa, reciclagem, fósseis e trilha ecológica.

 

O objetivo principal deste projeto era desenvolver o aprendizado com muita diversão e sustentabilidade.

"O projeto com a GeoAmbiental Jr. trouxe benefícios para os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Acreditamos que o conhecimento é a base do desenvolvimento do ser humano, e o Terra Parque Eco Resort fundamenta esse conhecimento através de ações."

Júlio de Moraes - Gerente do Terra Parque

Agente Jovem Ambiental

O Agente Jovem Ambiental foi um projeto de Educação Ambiental desenvolvido para a Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente.

O projeto já completou 6 anos e seu público alvo são adolescentes de 14 a 18 anos de idade, estudantes de escola pública.

Através de encontros eram aplicados conteúdos teóricos e práticos, abordando desde o desenvolvimento sustentável até o empreendedorismo.

“Aprendi mais sobre o meio ambiente, sobre a preservação, recursos hídricos, sobre formas alternativas de energia, conservação do solo, hortas e eu estou gostando muito de saber sobre esses assuntos.”

Ana Clara - Estudante e participante do projeto

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

               O PGRS é um documento técnico, obrigatório por lei (Lei n°12.305/2010) para alguns empreendimentos comerciais e industriais, e têm como objetivo identificar a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduo, além disso, indicar as formas ambientalmente corretas para o manejo nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.

 

Com esse documento, o seu empreendimento ficará dentro da lei e ainda estará garantindo com que o meio ambiente não seja tão impactado negativamente, evitando grandes poluições, garantindo a saúde pública e mantendo o equilíbrio da fauna e da flora.

 

Case Terra Parque EcoResort

Nós, da GeoAmbiental Jr. podemos te ajudar como fizemos com o Terra Parque EcoResort! Foi realizado um diagnóstico dos resíduos gerados pelo Resort, onde identificamos a quantidade e a qualidade dos mesmos,  com o objetivo de realizar o gerenciamento da forma mais adequada possível.

A GeoAmbiental Jr. contribuiu para que o Terra Parque se tornasse um EcoResort.

Licenciamento Ambiental

 

                A licença ambiental é um documento com prazo de validade definido, no qual o poder público, representado por órgãos ambientais, licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que sejam considerados efetivo ou potencialmente poluidores.

 

Todos os empreendimentos listados na resolução CONAMA 237 de 1997 são obrigados a ter a licença ambiental. O processo de licenciamento é dividido em três tipos de licenças, onde cada uma é exigida em uma etapa específica do processo, sendo elas a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO). 

Nós da GeoAmbiental Jr. podemos te auxiliar nesse processo, definindo a melhor estratégia para a obtenção das mesmas, fazendo o acompanhamento de todo o processo e mantendo o contato com os órgãos responsáveis pela emissão.

Case Usina Madeireira de Barros

Um dos processos de licenciamento ambiental que realizamos foi com a Usina Madeireira Barros, que se enquadra na lista de estabelecimentos que exercem atividades passíveis de serem licenciadas, fizemos todo o acompanhamento necessário para que as três licenças pudessem ser emitidas da melhor forma.

Plano de demarcação, manejo e recuperação de áreas

 

              Conforme definição da Lei n° 12.651/2012, Área de Preservação Permanente (APP) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

 

Considera-se APP, em zonas rurais ou urbanas, áreas de vegetação que estejam próximas a cursos d'água, lagos e lagoas naturais, nascentes de água, encostas, restingas, manguezais, bordas de tabuleiros ou chapadas e topos de morros, montes e serras. 

 

Já de acordo com a Lei 12.651/2012, todo imóvel rural deve manter uma área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal (ARL). Trata-se de área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa. 

 

A dimensão mínima da ARL, em percentuais, é relativo à área da propriedade e da sua localização. Imóveis localizados na Amazônia Legal devem ter 80% da sua àrea protegida, já os localizados no Cerrado 35%, e 20% as demais localidades. Caso não haja mais vegetação para preservar, o proprietário deve, por lei, reconstruir esta vegetação podendo explorá-la economicamente de forma sustentável.

Turismo Ecológico

 

             O turismo ecológico ou ecoturismo é, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

 

O projeto de Turismo Ecológico consiste em promover a sustentabilidade nas cidades através de seus patrimônios naturais e culturais. Temos como objetivo principal promover uma interação entre os turistas e o meio ambiente de modo que essa junção gere o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, e que ambos saiam favorecidos.

Captação de Água da Chuva

 

              O projeto de captação da água da chuva tem como intuito utilizar esse recurso para atividades não potáveis, resultando em uma economia de até 50% na conta de água, além da economia a favor do meio ambiente.

Programa Município Verde Azul

 

           O Programa Município Verde Azul (PMVA) é um projeto que foi lançado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais, traçando seu plano estratégico e estimulando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

O programa consiste em formar um ranking de prefeituras mais sustentáveis do estado e auxiliar na execução e elaboração de políticas ambientais. 

Nós da GeoAmbiental Jr. oferecemos toda a assessoria necessária e auxiliamos na construção das ações e na execução junto com a Prefeitura/Secretaria do Meio Ambiente!

Gestão Ambiental de Eventos

 

A Gestão Ambiental de Eventos (GAE) é realizada através da elaboração de um plano de sustentabilidade que têm como objetivo reduzir e reutilizar os resíduos gerados pelo evento, além de oferecer uma destinação adequada para os resíduos que não são possíveis fazer a reutilização.

 

Em um GAE também é possível atuar na questão da acessibilidade, hospedagem, consumo de água e energia, transporte e alimentação. Nele também é realizado atividades socioambientais para a conscientização do público presente.

Esse é um projeto totalmente personalizado para atender as necessidades do cliente e dos frequentadores do evento, e as vantagens de realizá-lo são que o evento terá um custo reduzido, um diferencial competitivo e o alcance será ainda maior utilizando as estratégias de marketing verde.

Case Eventos FEJESP: Vórtex e EPEJ

O Sistema de Gestão Ambiental para eventos foi uma consultoria personalizada que nós realizamos para a Federação da Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), para tornar seus eventos mais sustentáveis, nesse projeto sugerimos ações de como agir durante a preparação e realização do evento para que fossem considerados cuidados ambientais, auxílios sociais, e ainda tivessem uma redução de custos.

Se você ou a sua empresa possui interesse em algum de nossos projetos, entre em contato agora!

Desde 2004, atuando no mercado do Oeste Paulista com o suporte da Unesp, desenvolvemos projetos personalizados que promovem o desenvolvimento sustentável. Temos o propósito de promover a sustentabilidade para alcançar o desenvolvimento socioeconômico íntegro e legítimo, impactando as realidades.

ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Educação Ambiental (presencial e online)

  • PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos 

  • Licenciamento Ambiental

  • PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

  • Turismo ecológico

  • PRA - Programa de Regularização Ambiental

  • Plano de Logística Reversa 

  • CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

  • Captação da Água da Chuva

  • PMVA - Programa Município VerdeAzul

  • Gestão Ambiental de Eventos

FORMAS DE CONTATO

INFORMAÇÕES

(18) 99745-1849

Rua Dr. Cyro Bueno, 40, Jardim Cinquentenário, Presidente Prudente - SP, CEP: 19060-560 

Aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Instagram

Facebook

LinkedIn