NOSSAS SOLUÇÕES

Conheça um pouco mais sobre os projetos que desempenhamos com excelência comprovada desde 2004!

 

                     O projeto de Educação Ambiental trabalha com temas como conservação e preservação do meio ambiente, desenvolvendo palestras, práticas pedagógicas, atividades e dinâmicas que envolvem o meio ambiente. Tem como objetivo formar cidadãos responsáveis e conscientes com relação às problemáticas e a importância do meio ambiente.

 

A Política Nacional do Meio Ambiente estabelece a Educação Ambiental como princípio para assegurar condições de desenvolvimento socioeconômico, interesses de segurança nacional e proteção da dignidade da vida humana no país.

Educação Ambiental

Case Terra Pedagógico

O projeto Terra Pedagógico foi um projeto de Educação Ambiental desenvolvido no Terra Parque Eco Resort realizado com crianças e adolescentes de 09 a 14 anos. Nesse projeto realizamos apresentações teóricas e práticas, abordamos temas como reutilização de madeira, biomassa, reciclagem, fósseis e trilha ecológica.

 

O objetivo principal deste projeto era desenvolver o aprendizado com muita diversão e sustentabilidade.

IMG-20201021-WA0017.jpg
Design sem nome (3).png

"O projeto com a GeoAmbiental Jr. trouxe benefícios para os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Acreditamos que o conhecimento é a base do desenvolvimento do ser humano, e o Terra Parque Eco Resort fundamenta esse conhecimento através de ações."

Júlio de Moraes - Gerente do Terra Parque

Agente Jovem Ambiental

O Agente Jovem Ambiental foi um projeto de Educação Ambiental desenvolvido para a Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente.

O projeto já completou 6 anos e seu público alvo são adolescentes de 14 a 18 anos de idade, estudantes de escola pública.

Através de encontros eram aplicados conteúdos teóricos e práticos, abordando desde o desenvolvimento sustentável até o empreendedorismo.

IMG-20201021-WA0014.jpg
#2A2A2A (1).png
#2A2A2A.png

“Aprendi mais sobre o meio ambiente, sobre a preservação, recursos hídricos, sobre formas alternativas de energia, conservação do solo, hortas e eu estou gostando muito de saber sobre esses assuntos.”

Ana Clara - Estudante e participante do projeto

 

Educação Ambiental Online

                    Se apresenta como uma alternativa perante a conjuntura imposta pela pandemia da COVID-19. É composta por materiais didáticos, materiais pedagógicos e materiais interativos alternativos e tecnológicos fornecidos de modo personalizado para cada projeto, levando em consideração essencialmente os intereses do cliente. 

 

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

               É um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a quak estabelece a obrigatoriedade da elaboração desse plano para determinados empreendimentos comerciais e industriais.

 

É exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que estabelece alternativas na gestão de resíduos para determinada empresa ou atividade. Com este documento, o empreendimento fica em conformidade com a Lei, além de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.

Case Terra Parque EcoResort

Nós, da GeoAmbiental Jr. podemos te ajudar como fizemos com o Terra Parque EcoResort! Foi realizado um diagnóstico dos resíduos gerados pelo Resort, onde identificamos a quantidade e a qualidade dos mesmos,  com o objetivo de realizar o gerenciamento da forma mais adequada possível.

A GeoAmbiental Jr. contribuiu para que o Terra Parque se tornasse um EcoResort.

 

Licenciamento Ambiental

                A licença ambiental é um documento com prazo de validade definido, no qual o poder público, representado por órgãos ambientais, licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que sejam considerados efetivo ou potencialmente poluidores.

 

Todos os empreendimentos listados na resolução CONAMA 237 de 1997 são obrigados a ter a licença ambiental. O processo de licenciamento é dividido em três tipos de licenças, onde cada uma é exigida em uma etapa específica do processo, sendo elas a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO). 

Nós da GeoAmbiental Jr. podemos te auxiliar nesse processo, definindo a melhor estratégia para a obtenção das mesmas, fazendo o acompanhamento de todo o processo e mantendo o contato com os órgãos responsáveis pela emissão.

Case Usina Madeireira de Barros

Um dos processos de licenciamento ambiental que realizamos foi com a Usina Madeireira Barros, que se enquadra na lista de estabelecimentos que exercem atividades passíveis de serem licenciadas, fizemos todo o acompanhamento necessário para que as três licenças pudessem ser emitidas da melhor forma.

 

Ecoturismo

             O turismo ecológico ou ecoturismo é, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

 

O projeto de Turismo Ecológico consiste em promover a sustentabilidade nas cidades através de seus patrimônios naturais e culturais. Temos como objetivo principal promover uma interação entre os turistas e o meio ambiente de modo que essa junção gere o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, e que ambos saiam favorecidos.

Pode ser definido pelo contato de ambientes naturais com a realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza, a fim de promover a proteção ambiental dessas áreas.

Atividades que podem ser realizadas:

  • Ciclismo

  • Rapel

  • Acampamento

  • Mergulho

  • Descida de bote

  • Trilhas

 

Sistema de Gestão Ambiental

              Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma parte do sistema de gestão “usado para gerenciar aspectos ambientais, cumprir requisitos legais e outros requisitos, e abordar riscos e oportunidades” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2015).

São diversas as vantagens de se instalar esta estrutura em uma empresa ou evento, seja para melhoria dos processos, como redução de riscos, acidentes, multas ou mesmo mais eficiência nos processos. Além de consequente redução no desperdício e, assim, nos gastos associados aos processos. Também traz vantagens com relação ao mercado, podendo usar o marketing verde, que gera melhores oportunidades de negócios.

Case Eventos FEJESP: Vórtex e EPEJ

O Sistema de Gestão Ambiental para eventos (GAE) foi uma consultoria personalizada que nós realizamos para a Federação da Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), para tornar seus eventos mais sustentáveis, nesse projeto sugerimos ações de como agir durante a preparação e realização do evento para que fossem considerados cuidados ambientais, auxílios sociais, e ainda tivessem uma redução de custos.

 

Programa de Regularização Ambiental

              É um conjunto de regras sobre o processo de regularização perante o novo Código Florestal. Tem como base o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que definirá os passivos de APPs e RLs a regularizar, prevê que o produtor deverá propor um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (PRADA) que, uma vez aprovado pelo órgão ambiental, será a base de um Termo de Compromisso assinado pelo produtor.

Com a adesão ao programa, o produtor poderá regularizar a situação ambiental de sua propriedade ou posse rural por meio de diversos benefícios.

 

Cadastro Ambiental Rural

              Tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Com o cadastro o proprietário vai comprovar que está em dia com a Legislação Ambiental; poderá acesso à benefícios previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

 

Geomarketing

              Visa atuar de forma a realizar o mapeamento temático em torno do estabelecimento, a fim de definir quais estratégias serão tomadas, isso deve se relacionar diretamente com o objetivo do cliente, seja ele, aumento de vendas, divulgação de produtos ou qualquer outro.

 

IPTU Ecológico

              Trata-se de descontos aplicados no valor do IPTU para os cidadãos que invistam em ações e práticas sustentáveis para diminuição do impacto ambiental em suas construções.

A GeoAmbiental Jr. atua por meio da análise e comprovação da existência da ação sustentável. Através de relatório contendo anotação de responsabilidade técnica, o projeto é atribuído na prefeitura para que o desconto passe a valer.

Em Presidente Prudente, as iniciativas válidas são:

  • sistema de captação de água da chuva;

  • sistema de reúso de água;

  • sistema de aquecimento hidráulico solar;

  • sistema de aquecimento elétrico solar;

  • construções com material sustentável;

  • utilização de energia passiva e sistema de utilização de energia eólica.

 

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD

              O PRAD tem como objetivo a recuperação de uma área caracterizada como degradada. Dessa forma, prevê a orientação e a execução de ações para o combate à degradação, assim como o monitoramento dessas ações após sua aplicação.

Devendo ser apresentado para as seguintes iniciativas de restauração:

  • Áreas de Preservação Permanentes;

  • Reserva Legal;

  • Áreas de Uso Restrito;

  • Demais áreas Alteradas e Degradadas;

  • Manejo de espécies nativas: natural ou plantada;

  • Recuperação de Ambientes Naturais Não Protegidos;

  • Arborização Urbana;

Se você ou a sua empresa possui interesse em algum de nossos projetos, entre em contato agora!

geoambientaljr_final-09.png

Desde 2004, atuando no mercado do Oeste Paulista com o suporte da Unesp, desenvolvemos projetos personalizados que promovem o desenvolvimento sustentável. Temos o propósito de promover a sustentabilidade para alcançar o desenvolvimento socioeconômico íntegro e legítimo, impactando as realidades.

ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Educação Ambiental (presencial e online)

  • PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos 

  • Licenciamento Ambiental

  • PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

  • Turismo ecológico

  • Plano de Logística Reversa 

  • CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental

  • Captação da Água da Chuva

  • PMVA - Programa Município VerdeAzul

  • Gestão Ambiental de Eventos

  • CAR - Cadastro Ambiental Rural

  • IPTU Ecológico

  • Geomarketing

  • PRA - Programa de Regularização Ambiental

FORMAS DE CONTATO

INFORMAÇÕES

(18) 99745-1849

Rua Dr. Cyro Bueno, 40, Jardim Cinquentenário, Presidente Prudente - SP, CEP: 19060-560 

Aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Instagram

Facebook

LinkedIn