• GeoAmbiental Jr.

A importância das abelhas para a nossa sobrevivência

Atualizado: Ago 3

Muitos sabem da importância das abelhas dentro da cadeia alimentar e para a sobrevivência dos demais animais, mas o que ainda poucos tem conhecimento é da influência direta que esses pequenos polinizadores têm sobre a vida humana também. A polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. Como alertava Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” A nível alimentar, aproximadamente dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas. Além disso, as abelhas contribuem também para a biodiversidade do planeta e atuam ainda como indicadores de saúde dos ecossistemas e habitats. Devemos nos preocupar com a utilização excessiva de pesticidas ou agrotóxicos destinados a matar alguns animais que afetam a agricultura, e tem vindo, igualmente, a matar abelhas. De forma semelhante, outros químicos, utilizados para promover um maior crescimento das plantas, prejudicam a polinização, colocando em risco o próprio ecossistema. Outros fatores que induzem a extinção das abelhas são a poluição, a introdução de espécies de diferentes partes do mundo, as doenças, o uso de culturas geneticamente modificadas e as alterações climáticas. Por último lembremos que, algumas espécies de abelhas, quando ameaçadas pelos humanos ou como a reação a cheiros fortes ou vibrações sonoras, defendem-se, utilizando o seu ferrão, e morrem. Formas de fazermos a nossa parte para preservação das mesmas é combatermos o aquecimento global e limitarmos uso de pesticidas, preferindo o uso de produtos biológicos. Portanto, tenhamos ciência da relevância que esses “animaizinhos” tem para toda a vida terrestre e valorizemos seu trabalho de suma importância.



Fontes: MAGALHÃES, João; MARQUES, Francisca; CRUZ, Hugo; FRANCISCO, Simão. A Importância do ser Abelha: extinção das abelhas provocaria extinção dos humanos em 4 anos. Jovens repórteres para o Meio Ambiente. Disponível em: <https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/a-importancia-do-ser-abelha-extincao-das-abelhas-provocaria-extincao-dos-humanos-em-4-anos/>. Acesso em: 30 de março de 2020.


A Importância das Abelhas e Porque Precisamos Delas. National Geographic. Disponível em: <https://www.natgeo.pt/animais/2018/08/importancia-das-abelhas-e-porque-precisamos-delas>. Acesso em: 30 de março de 2020.

(18) 3229-5412 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle