• GeoAmbiental Jr.

Água Virtual e Pegada Hídrica

A água virtual ou pegada hídrica, são conceitos que se diferem em alguns aspectos, mas de maneira geral é uma medida dos recursos hídricos consumidos direta e indiretamente em um produto ou serviço, isso é, o volume de água consumido durante a produção ou preparação.


O conceito de Água Virtual foi introduzido por John Anthony Allan em 1998, sendo definido como água incorporada em commodities. Ou seja, a água envolvida no processo produtivo de qualquer bem industrial ou agrícola.


Esta concepção diz respeito ao comércio indireto da água que está embutida em certos produtos e consiste em compreender que o consumo de água por seres humanos não é limitado pelo uso direto da água em atividades cotidianas, mas também, pela água existente no conteúdo dos produtos consumidos, além da água utilizada para a sua produção, fabricação e transporte, que deve ser contabilizada e avaliada.


O conceito de Pegada Hídrica foi introduzido por Hoekstra e Hung (2002), Hoekstra enquanto trabalhava no Instituto UNESCO-IHE para a Educação em Recursos Hídricos (UNESCO-IHE Institute for Water Education), serve como ferramenta para o cálculo da água necessária para produção de commodities, que representa o volume anual total de água utilizada para produzir os bens e serviços relacionados ao consumo, como um indicador para mapear o impacto do consumo humano em recursos globais de água doce.


Usualmente expressa em termos de volume por ano, a Pegada Hídrica inclui as formas de uso, consumo e poluição de água doce que contribuem para a produção de bens e serviços consumidos por habitantes de certa região geográfica.



TIPOS DE PEGADA HÍDRICA


Water Footprint Network compõe a Pegada Hídrica em três elementos em função da procedência da água.


Pegada hídrica verde: é a água de precipitações (chuva e neve) que fica armazenada na terra, na área das raízes e que se evapora, transpira ou é incorporada pelas plantas. É particularmente relevante para os produtos agrícolas, hortícolas e florestais.

Pegada hídrica azul: é a água proveniente de recursos hídricos subterrâneos ou em superfície e que se evapora durante a produção de um bem, é agregada ao mesmo ou é descarregada no mar. A agricultura com irrigação, a indústria e o uso doméstico da água podem ter uma pegada hídrica azul.


Pegada hídrica cinza: é a quantidade de água fresca necessária para diluir a água poluída no processo de produção até que esta cumpra determinados padrões de qualidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo