top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Como planejar seu 2021 mais sustentável

Com a chegada de um novo ano geralmente estabelecemos novas metas e hábitos com o objetivo de sermos cada vez melhores. É comum ouvirmos “ano novo, vida nova” por todos os lados. Sem dúvidas, em 2021 queremos um ano muito diferente do passado.


Os impactos ambientais causados pelo modelo de produção atual e hábitos cotidianos, além do estado do planeta que estamos deixando para as próximas gerações, são cada vez mais pensados e repensados. A preocupação com as mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e a elevação da temperatura do planeta Terra é cada vez mais frequente, com razão.


Porém, não podemos manter essas indagações e preocupações apenas no campo das ideias, é necessário que atitudes sejam tomadas tanto no âmbito individual e coletivo como no da escala produtiva. Por isso, nós da GeoAmbiental Jr. preparamos 6 atitudes, nos âmbitos individuais e coletivos que tornarão você mais sustentável no ano de 2021.


CONHEÇA O PRODUTO


Quando for consumir algo certifique-se que todo seu processo de produção e distribuição é o mais ecológico possível. O produto deve respeitar a ética ambiental e social. Geralmente, eles contêm essa informação bem visível, além de conter selos de certificação sustentável, afinal isso é algo de se orgulhar. Porém, se tiver dúvidas sempre pesquise.



DE O DESTINO CORRETO PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS


Não adianta nada escolhermos com sabedoria e responsabilidade os produtos que vamos consumir se no final os descartarmos de forma errada e que prejudique o ecossistema. Então, saiba onde vai cada lixo e torne o ciclo de retirada e retorno à natureza o mais sustentável possível.



DIMINUA O CONSUMO DE PLÁSTICO


O plástico é um material com potencial nocivo para o meio ambiente. Por isso, é necessário rejeitar os que são de uso único. Já os que não são, substituí-los por algo de outro material.



PLANEJE-SE E REPENSE


Organizar todas as compras que fará no mês, desde roupas até comida pode te ajudar a não comprar em excesso e observar se realmente existe necessidade, dessa forma evitando o consumo desnecessário.



APROVEITE TODO O ALIMENTO


Faça a receita com as cascas e sementes dos alimentos, quando não for possível os recicle na composteira. Dessa forma você evita o desperdício e faz com que ele renda mais.



PRATIQUE OS 6 R’s


Reduzir, Reciclar e Reutilizar já foi assimilado pelo senso comum, agora Repensar, Recusar e Reduzir não são tão conhecidos, por isso confira mais sobre eles clicando aqui.



Com esses pequenos hábitos certamente você irá reduzir, em relação ao ano passado, os impactos negativos que você causa no planeta. Para mais dicas de sustentabilidade siga a GeoAmbiental Jr. em todas as redes sociais.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page