• GeoAmbiental Jr.

Coronavírus e sua consequência ambiental

O Coronavírus tem causado uma enorme perda econômica e as medidas para contê-lo, por exemplo o isolamento por quarentena, tiveram um grande impacto nas pessoas. Mas, essas medidas também resultaram numa diminuição global de poluentes e emissões.

A China, considerado o país que emite a maior quantidade de Co2 do mundo teve os níveis reduzidos em pelo menos um quarto em apenas um mês resultando na redução das emissões globais em até 7%.

Considerando tais dados apresentados podemos concluir que a consequência ambiental do vírus foi positiva, porém a pergunta que fica é: a que custo isso tudo vale? Precisávamos mesmo ter uma pandemia para termos ciência do quão prejudicial o homem é capaz de se tornar para o planeta?

Não queremos entrar no âmbito socioeconômico, mas trazer informações e deixar o questionamento com cada um para que possam refletir sobre o peso de nossas ações, mesmo que de forma indireta.


“De acordo com o pesquisador Carlos Pscheidt, a pandemia deixa lições claras: precisamos nos preocupar urgentemente com o consumo desenfreado, a destruição recorrente do planeta e as mudanças climáticas. A disseminação do coronavírus é resultado direto disso”


Ele ainda afirma na entrevista para o Jornal Brasil de Fato que a dissipação da covid-19 está intimamente ligada com o fato de não respeitarmos mais as barreiras entre o homem e a natureza, querendo constantemente ocupar os lugares que não são habitáveis, assim tendo contato direto com animais portadores de doenças que o sistema imunológico humano não é capaz de combater.

Fica aí mais uma indagação, até quando os limites entre os dois mundos, racional e não racional, será desrespeitado? Será que não existe uma forma de entrarmos em harmonia com o meio ambiente, tratando o como um todo, pois fazemos parte dele como indivíduos?!




Fontes: GIMENES, Erick. Ação humana contra o meio ambiente causou a pandemia do coronavírus, diz pesquisador. Brasil de Fato. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/03/18/acao-humana-contra-o-meio-ambiente-causou-a-pandemia-do-coronavirus-diz-pesquisador>. Acesso em: 20 de março de 2020.


O efeito do coronavírus sobre o meio ambiente. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/o-efeito-do-coronav%C3%ADrus-sobre-o-meio-ambiente/av-52824413>. Acesso em: 20 de março de 2020.

(18) 3229-5412 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle