GeoAmbiental Jr.
Dia da Mata Atlântica Desmatamento - Brasil corresponde a 40% do desmatamento do mundo
O Dia da Mata Atlântica faz referência a Carta de São Vicente escrita pelo Padre Anchieta no dia 27 de maio de 1560, que apresenta a primeira descrição da biodiversidade da Mata Atlântica. Assim, essa data foi estabelecida para salientar e conscientizar a população e as autoridades sobre a importância de sua preservação.
A Mata Atlântica cobria 15% do território nacional, porém, atualmente, existe apenas 12,4% de vegetação nativa. Além disso, ela está distribuída em 17 estados brasileiros e em parte da Argentina e do Paraguai, tendo a presença de 72% da população e a concentração de 70% do PIB brasileiro, representando grande relevância socioeconômica para o país.
O desmatamento acontece principalmente pelas ações antrópicas, como a expansão da atividade agrícola, a exploração dos recursos naturais e o crescimento urbano. Essa prática afeta a biodiversidade, já que o habitat natural de diversas espécies é retirado, impactando também as atividades da população local, as águas, devido à proteção da floresta sob os corpos hídricos, o solo, podendo causar deslizamentos, maior ocorrência de inundações e erosão, e a geração de doenças transmitidas por vetores.
O Brasil foi responsável por 40% do desmatamento global em 2021 segundo dados da ONG Global Forest Watch divulgados na quinta-feira (28/04). O país perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares (15.000 km²) de florestas primárias, aquelas que se encontram em seu estado natural, sendo a região norte a que sofreu maior perda. Essa perda foi a menor registrada em 2020, porém foi maior do que os valores registrados em 2018 e 2019. A taxa de perda de vegetação primária tem sido muito frequente nesses últimos anos que decorrem do nível de incêndios florestais fora de controle.
Esses dados resgatam a relevância das políticas públicas de conservação e proteção da fauna e flora, como o reconhecimento desse bioma como um “Patrimônio Nacional” pela Constituição Federal de 1988 e a aprovação da Lei da Mata Atlântica (11.428/2006), que regulamentou a proteção e o uso da vegetação nativa da floresta.
FONTES:
[2]https://www.sosma.org.br/conheca/mata-atlantica/
[3]https://www.ecycle.com.br/desmatamento/