top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Dia Mundial do Turismo Ecológico

No dia 1º de Março comemoramos o dia do turismo ecológico ou ecoturismo, que é, segundo o Ministério do Meio Ambiente e o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.


O turismo convencional, como toda ação humana no espaço, quando mal planejado e executado pode trazer uma série de impactos negativos ao meio ambiente, mas quando bem planejado e controlado, o turismo é uma ótima estratégia para a conservação da natureza, tornando-se ecológico. Seja através do uso de técnicas de sensibilização ambiental durante as visitas, que fazem os visitantes refletirem sobre seu papel na conservação, seja com o fomento à economia local através do consumo de serviços turísticos ligados à visitação na natureza, como condutores ambientais, guias de turismo, restaurantes, hotéis, lojas, etc. Seja através da estruturação e manutenção de trilhas e atrativos naturais para minimizar os impactos da visitação.


O projeto de Turismo Ecológico consiste em promover a sustentabilidade nas cidades através de seus patrimônios naturais e culturais. Tem como objetivo principal promover uma interação entre os turistas e o meio ambiente de modo que essa junção gere o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, e que ambos saiam favorecidos.


Por isso, a GeoAmbiental Jr. está apta para desenvolver esse tipo de projeto, entre em contato com a gente clicando aqui.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page