• GeoAmbiental Jr.

Fossa Séptica: Como ela melhora a qualidade de vida no campo?


Fossas Sépticas são sistemas simples desenvolvidos para tratar o esgoto dos banheiros de residências rurais. Estes sistemas são desenvolvidos, principalmente, para se evitar o despejo de efluentes no solo, córrego ou rio, prática comumente observada em vários locais do País.

Quando despejado no sistema, o esgoto é tratado pelo processo de biodigestão que reduz consideravelmente a carga de agentes biológicos patogênicos à saúde humana.O tempo da biodigestão varia conforme a temperatura e a quantidade de pessoas utilizarão a fossa. O líquido que se acumula na terceira caixa d’água da fossa séptica é considerado um biofertilizante que pode ser utilizado para adubar árvores, milho, capim entre outros.

A natureza ganha com a melhoria da qualidade do solo e da água. Por isso, a fossa séptica é um instrumento de saúde pública e de melhoria da qualidade de vida no campo!


      Já o Sumidouro é destinado para o tratamento das chamadas “águas cinzas” (pias, chuveiro, tanque).  Usa-se as bananeiras pois estas, como outras plantas de folhas largas como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água.


      Os microrganismos não contaminam o interior dos tecidos e frutos das plantas, e os componentes poluentes da água cinza são, em sua maioria, nutrientes para as plantas. As folhas velhas podem ser podadas e utilizadas na compostagem, gerando um ótimo adubo.

-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Telefone: (18) 3229-5412​ Email: acessogajr@gmail.com







Fotos: Implantação de uma Fossa Séptica + Sumidouro no município de João Ramalho – SP. (Junho – 2017, Fonte: GeoAmbiental Jr.)

(18) 3229-5412 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS 

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle