top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Hidrogel

O que é o Hidrogel?

É um polímero superabsorvente que pode possuir tanto composições naturais como artificiais e, em contato com a água, age em um processo de absorção do líquido e dos nutrientes presentes no solo, os devolvendo ao meio sempre que necessário, de modo a manter a planta sempre hidratada. Por conta disso, pode ser utilizado para o melhoramento do plantio, tanto na qualidade quanto na diminuição da frequência de rega.

Há também a divisão entre dois tipo de Hidrogéis: o físico, conhecido como natural (gelatinas e amidos) formado por ligações fracas, e o químico, um material reticulado e que não pode ser dissolvido, mas que por ser mais resistente, pode se ligar às mais diversas cadeias, aumentando a gama de compostos de interesse que podem interagir com a planta.

 

Benefícios do seu uso

Devido a sua atuação no armazenamento e liberação gradativa de água, bem como na disponibilidade ininterrupta de nutrientes, atua de modo direto proporcionando diversos benefícios, desde para as mudas já formadas, ou até mesmo árvores e pomares, quanto para plantios por sementes, dentre eles:

  • diminuição dos custos com a irrigação;

  • acelera a germinação, mantendo o solo úmido;

  • aumenta o enraizamento, favorecendo seu crescimento e a produtividade;

  • melhora a fixação de nitrogênio;

  • diminuição do stress hídrico nos períodos de estiagem;

  • limita as perdas de água e nutrientes por lixiviação, por conta da drenagem eficiente;

  • auxilia na aeração do solo, impedindo processos de compactação e erosão;

  • não altera as condições químicas da água, por possuir um pH neutro;

  • potencializa o uso de fertilizantes;

  • pode ser utilizado tanto para pequenas hortas quanto para grandes produções;

  • nenhum risco toxicológico para quem manuseia o produto.

 

Composição sustentável

Por se tratar apenas de um aglomerado de moléculas e com o pH neutro, a composição do hidrogel natural é totalmente biodegradável, sem gerar nenhum prejuízo ao meio onde foi colocada, podendo inclusive ter origem reciclada. O Hidrogel químico também pode se ligar a compostos que o tornem biodegradável.

 

Modo de uso e aplicações

O hidrogel é vendido em uma forma seca, portanto, precisa ser inicialmente diluído em água na quantidade que se deseja usar e de acordo com as indicações e quantidades que estão presentes na embalagem do produto. Para o plantio que ainda será realizado, a sua utilização pode ser feita a partir da aplicação direta nos sulcos abertos e buracos, de modo a ser colocado direto e junto com as sementes e mudas.

Para pomares e árvores já consolidadas, a aplicação pode ser feita a partir de um buraco com 20cm de profundidade próximo à raiz ou aplicada através de diversos furos ao redor da projeção da copa.

Pode ser utilizado também em sua forma seca para diversas outras aplicações, como para a solidificação do chorume ou de excrementos, aditivo em concreto, controle de umidade, dentre inúmeras outras atividades.



O hidrogel é um produto que a GeoAmbiental Jr. já utiliza em seus projetos, como na realização de um PRAD, sempre pensando em maneiras mais eficientes de desenvolver sua iniciativa!



Fontes:


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page