• GeoAmbiental Jr.

Entenda a Logística Reversa

Foi em 2017, através do Decreto de lei nº 9177, que a logística reversa começou a ser implementada no Brasil. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos essa prática pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”


Partindo do fato que os recursos ambientais são finitos, a implementação e o desenvolvimento da logística reversa tornou-se uma forma de desenvolver a sustentabilidade do planeta, uma vez que através dela é possível reutilizar as matérias-primas e reduzir o consumo para a produção.


O princípio de logística reversa usada a favor do desenvolvimento sustentável pretende um modelo de gestão de negócios que leva em consideração os impactos ambientais e sociais, aliado às questões econômicas e competitividade no mercado. Reduzir os custos, minimizar os impactos ambientais e a consciência de responsabilidade ambiental e social gera valor dos mais diversos.





Essa área da logística que trata dos aspectos referente ao retorno de produtos e embalagens ou materiais ao seu centro produtivo, ou a outro ciclo. Associada a reutilização de produtos e materiais, presentes em todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos, materiais ou peças com a finalidade de assegurar uma recuperação sustentável.


O objetivo principal da logística reversa é o de atender aos princípios de sustentabilidade ambiental gerando uma produção limpa. Assim, as empresas organizam canais reversos, ou seja, de retorno dos materiais seja para conserto ou após o seu ciclo de utilização, para terem a melhor destinação, seja por reparo, reutilização ou reciclagem.


A logística reversa tornou-se um elemento para desenvolver a sustentabilidade do planeta, afinal através dela ocorre a reutilização das matérias-primas e consequentemente a redução do consumo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo