top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

No dia 17 de Junho é comemorado o Dia da Gestão Ambiental.

No dia 17 de Junho é comemorado o Dia da Gestão Ambiental. A Gestão Ambiental é uma área que tem como objetivo proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade, avaliando os impactos ecológicos decorrentes da ação humana e industrial, a fim de propor métodos menos nocivos de utilização dos recursos naturais.



Ela surgiu nos anos de 1950 e 1960, sendo abordada de maneira muito breve, em que somente atendia a legislação vigente, porém, por conta da divulgação do livro primavera silenciosa de Rachel Carson, publicado em 1962, trouxe certas mudanças de pensamento alertando sobre o uso de agroquímicos no ambiente rural, fazendo com que as preocupações com o meio ambiente começassem a ter certo destaque.



Ao longo dos anos a preocupação foi cada vez mais crescendo resultando em dois grandes eventos como o Relatório do Clube de Roma e a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972. A conferência ajudou países industrializados e aqueles que ainda estavam em processo de industrialização adotassem padrões de controle e qualidade com o apoio de relatórios de impacto ambiental.



Em 1980, as indústrias perceberam que era necessário fazer uma mudança nos seus processos de produção, que era a minimização de resíduos e na reciclagem, indo além de "pelo bem da natureza", mas também como necessidade de legislação, da sociedade e como melhoria dos processos para fins financeiros.


Em 1990, surgiram os códigos da ISO 14000 que baseia-se numa responsabilidade com uma produção mais limpa, a ecoeficiência, os sistemas de gestão ambiental onde ele ajudava a minimizar os impactos, identificando falhas e trabalhando por uma melhoria contínua.



O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma parte do sistema de gestão ambiental, usado para gerenciar aspectos ambientais, cumprir requisitos legais e outros requisitos, e abordar riscos e oportunidades, visando a melhoria dos processos, como redução de riscos e acidentes, multas, ou até mesmo uma melhor eficiência nos processos. Além de consequente redução no desperdício e nos gastos associados aos processos. A organização que implementa o SGA, alcança a sustentabilidade promovendo o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.



Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual estabelece a obrigatoriedade da elaboração desse plano para determinados empreendimentos comerciais e industriais. É exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente , que estabelece alternativas na gestão de resíduos para determinada empresa ou atividade. Com esse documento, o empreendimento fica em conformidade com a Lei, além de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.


A GeoAmbiental Jr está apta para realizar esse projeto e auxiliar seu empreendimento em estratégias de SGA e no PNGR.







 

Referências:








0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page