• GeoAmbiental Jr.

O que é permacultura?

A expressão Permacultura tem origem na língua inglesa, deriva de “Permanent Agriculture”, criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70. Com o decorrer do tempo passou a abranger vários conhecimentos advindos de diversas áreas científicas, além da agricultura.

Atualmente, a permacultura explora desde a compreensão da ecologia, a leitura da paisagem, o reconhecimento de padrões naturais, o uso de energias, o manejo correto dos recursos naturais, derivados da junção de saberes populares tradicionais e científicos com caráter holístico e socioambiental.


Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

– Bill Mollison


Éticas da permacultura

A permacultura possui três éticas, que são como pilares de princípios para o planejamento do sistema, baseados na observação das populações tradicionais e suas interações ecológicas com a natureza e entre si.

  • Cuidar da terra

  • Cuidar das pessoas

  • Cuidar do futuro


Princípios de planejamento

Existem 12 princípios de planejamento permacultural, guiados pela ética, que foram desenvolvidos e publicados por David Holmgren em 2002, através do livro “Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade”, publicado em português no Brasil em 2013.




As ocupações humanas sustentáveis feita pela elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, resiliência e estabilidade de ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação em harmonia com o ambiente, ou seja, permaculturas são vistas hoje como uma solução para a o “paradoxo” entre a produtividade e a sustentabilidade.





REFERÊNCIAS

NÚCLEO DE ESTUDOS EM PERMACULTURA DA UFSC. O que é permacultura?. Disponível em: <https://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/>. Acesso em: 05/04/21.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo