top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

O que é SGA e para que serve?

Dentro da sociedade atual que busca constantemente por um consumo mais verde, diminuindo as atividades que geram impactos na natureza, além de otimizar o uso dos recursos naturais visando a maior sustentabilidade, torna-se essencial a consciência com o meio ambiente em uma empresa para atrair o público consumidor.


Dessa forma, sabendo que nenhuma empresa está completamente isenta da geração de resíduos e utilização de recursos naturais, surge a necessidade de um SGA, que possui como intuito uma postura ambiental tanto no sentido legislativo, quanto no do público consumidor, buscando o equilíbrio de três pilares: social, industrial e meio ambiente.


O SGA é a sigla de Sistema de Gestão Ambiental, que por não ser um processo simples, são necessários padrões estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 14001 para uso desse sistema nas empresas, avaliando os requisitos principais para sua aplicação. O mesmo tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias para minimizar ao máximo os impactos de um estabelecimento na natureza, seja por medidas mais avançadas, ou até mesmo por aquelas mais simples, como a coleta seletiva.


Assim, com a implantação deste sistema, a empresa pode ter seus processos controlados e monitorados, passando por uma melhoria contínua, reduzindo ao mínimo qualquer impacto negativo ao meio ambiente. Além disso, se a empresa estiver em conformidade com a norma, pode passar por uma auditoria de certificação na qual poderá ser cedido o selo da ISO, que garante a responsabilidade ambiental da empresa, que consequentemente promove o crescimento da mesma por meio da redução dos impactos ambientais.



Vantagens de obter o SGA:


Dentro das vantagens que o Sistema Gestão Ambiental oferece estão:

  1. Cumprimento das legislações ambientais;

  2. Minimização dos impactos ambientais;

  3. Melhoria na imagem da empresa perante os seus clientes e a sociedade (Marketing Verde);

  4. Redução dos custos de produção;

  5. Aumento da produtividade;

  6. Minimização da geração de resíduos;

  7. Maior facilidade da empresa entrar no mercado exterior;

  8. Redução de multas e penalidades por poluição, etc;

  9. Melhoria na qualidade dos serviços e produtos;

  10. Redução do índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;

  11. Conscientização ambiental dos funcionários;

  12. Possibilidade da certificação ISO 14001.

Como ter um SGA?

Primeiramente, é necessária a realização de um diagnóstico com o objetivo de identificar o quanto cada requisito está atendendo à norma ABNT NBR ISO 14001. Após esse processo, é criado um plano de ação buscando atender aos requisitos que não estão em conformidade, e depois, com o plano em execução, é feito uma auditoria externa que atestará a implantação efetiva da norma.

A GeoAmbiental Jr. está apta para desenvolver esse processo, realizando um diagnóstico das operações da empresa, identificando os requisitos que atendem à norma e o que não está de acordo, de forma que a empresa possa ter processos controlados e monitorados, passando por uma melhoria contínua, além de promover o desenvolvimento sustentável nos negócios.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page