top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Zonas Úmidas e a proteção ambiental


Pantanal Mato-grossense. Fonte: Leonardo Milano, ICMBio

O que são as Zonas Úmidas?


Como consta no DECRETO Nº 1.905, 1996. da Legislação Brasileira, assinado após a realização da “Convenção de Ramsar” na cidade de Ramsar, Irã, no dia 02 de fevereiro de 1971, o conceito de Zona Úmida pôde ser definido como:


“Áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marítima com menos de seis metros de profundidade na maré baixa.”


Sendo importante frisar que a Convenção considerou este um termo extremamente genérico, portanto, cabe a cada país adaptar esta definição a sua realidade local, para determinar quais são consideradas suas áreas de zona úmida.

Qual a sua importância?


A Convenção trouxe também o enfoque do porquê essas áreas são tão importantes para a conservação ambiental, trazendo como temática a proteção das espécies que vivem nelas, tanto animal quanto vegetal, como aves migratórias em alguns casos, além de como toda a dinâmica ecossistêmica desses locais funcionam ao redor dessas áreas, tornando tudo interdependente.


Ao todo, hoje são classificados 42 tipos diferentes de Zonas Úmidas pela Convenção, que classificou também algumas áreas úmidas de importância mundial, como os chamados Sítios Ramsar, reconhecidos por suas características, biodiversidade e importância para as populações locais. No Brasil, existem 8 desses, são estes:


- Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA);

- Estação Ecológica Mamirauá (AM);

- Ilha do Bananal (TO);

- Lagoa do Peixe (RS);

- Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA);

- Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT);

- Reentrâncias Maranhenses (MA);

- Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT).



 

Fontes:

O que são áreas úmidas? | WWF Brasil


Áreas Úmidas - Convenção de Ramsar (mma.gov.br)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page