top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Conheça o PRAD: Projeto de Recuperação de área Degradada

As questões ambientais que pautam a degradação aumentam com o passar do anos, a perda de biodiversidade, o solo degradado e a poluição são apenas alguns dos problemas que surgem quando não tratamos os recursos naturais com respeito.


Áreas degradadas, muitas vezes, perdem sua biodiversidade devido à destruição do habitat e à contaminação do solo e da água. Os PRADs, projetos estratégicos que objetivam reverter danos ambientais, visam, restaurar as condições naturais do ambiente, possibilitando o retorno da fauna e da flora nativas, implementando práticas de manejo que ajudam a recuperar a fertilidade do solo e a qualidade da água, beneficiando as comunidades locais também.

O PRAD geralmente é exigido por órgãos governamentais, nos níveis federal, estadual e municipal, visto que ele é parte da legislação ambiental e de alguns processos ambientais como o licenciamento. As exigências podem variar de acordo com o empreendimento, indivíduo e atividades exercidas, além da jurisdição e natureza da degradação.


De acordo com o Decreto/Lei nº 97.632/89, todo empreendimento que cause perturbações, alterações no meio ambiente, degradação da qualidade do solo e das águas, entre outros aspectos, está suscetível à exigência do PRAD. Além disso, está sujeito à necessidade e obrigatoriedade de recuperar ambientalmente a área que foi danificada por esses empreendimentos. Voçorocas urbanas e rurais, áreas de disposição de resíduos, agricultura irrigada, ocupação de encostas, cursos e corpos d’água assoreados, pastagem abandonada e atividade mineradora necessitam de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas.


De modo geral, qualquer mudança significativa em uma área que cause algum impacto ambiental deve passar por uma elaboração de PRAD.


O PRAD é elaborado através de uma avaliação da área para identificação dos problemas a fim de realizar o melhor plano de recuperação estratégico, o qual pode envolver o plantio de árvores nativas, controle de erosão, remoção de espécies invasoras e recuperação de cursos d’água. Após isso, o plano é colocado em prática, muitas vezes com participação de voluntários, comunidades locais e organizações ambientais. Ele garante também o monitoramento da área após sua execução, garantindo que as medidas estejam sendo eficazes ao longo do tempo.


A restauração de áreas degradadas pode ajudar na captura de carbono, contribuindo assim para a mitigação das mudanças climáticas, em vista de que árvores e plantas saudáveis absorvem dióxido de carbono da atmosfera e armazenam carbono no solo.


A Geoambiental Jr. é uma empresa dedicada às questões ambientais que realiza e implementa Projetos de Recuperação de Área Degradada para proprietários de terrenos e áreas que necessitem desse serviço.


Vamos juntos reverter o impacto negativo que causamos ao meio ambiente e ajudar na construção de um futuro mais saudável e equilibrado para o nosso planeta.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page