top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

O que é Geomarketing? Como implementá-lo em negócios

Geomarketing, Marketing Geográfico, georreferenciamento, inteligência geográfica de mercado ou até mesmo location intelligence, são nomes dados a uma abordagem/metodologia que permite criar estratégias para aumentar as vendas, entender o mercado consumidor, reduzir custos e elevar outros resultados no geral.


Essa tecnologia possibilita, por meio de informações geográficas, ter uma visão da espacialidade do seu negócio em uma escala micro ou macro. De maneira geral, as estratégias de marketing que englobam inteligências sobre localização e permitem alcançar consumidores em determinadas localidades, são chamadas de geomarketing.


Geomarketing realmente faz a diferença?

Atualmente essa estratégia tem um grande diferencial visto que utiliza dados dos smartphones a todo tempo. Em outras palavras, quando os aparelhos estão com o recurso do GPS ativado, compartilham informações do histórico de localização do usuário, dados esses valiosíssimos para estratégias de mercado. Ter conhecimento sobre os lugares onde as pessoas costumam passar e estar, além da espacialidade do seu empreendimento e do público alvo, podem beneficiar de muitas formas.


Formas de implementação do geomarketing


GEOTARGETING

Estratégia que permite segmentar o público de acordo com localização e realizar campanhas assertivas com públicos alvos.


SITE PERSONALIZADO

Viabiliza a oferta de conteúdos personalizados de acordo com a localização momentânea, mais como e-commerce, porém pode ser aplicado em outras formas.


GEOFENCING

Oferece conteúdo em tempo real e de acordo com a movimentação do usuário; comumente utilizado em campanhas no instante que o usuário passa por algum empreendimento, onde uma notificação de cupom é disparada, motivando-o a entrar.


CHECK-INS

Possibilita que o usuário realize um check-in dentro do estabelecimento, recebendo por este ato uma oferta, brinde, cupom de desconto, internet wi-fi de graça, entre outros. Ao realizar o check-in é possível coletar as informações do cliente, divulgar o empreendimento, ou alguma informação personalizada.


GEOTAGGING

Consiste na marcação da localização do usuário em uma publicação, permitindo que as pessoas tenham mais conteúdos sobre o lugar e também o crescimento orgânico de clientes.



A GeoAmbiental Jr está apta para realizar esse projeto e auxiliar seu empreendimento em estratégias de Geomarketing.


 


FONTES:


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page