top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Menos de 10% do plástico do mundo é reciclado!

Um relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que, em 2019, apenas 9% do plástico usado no mundo foi reciclado. Os dados divulgados vieram a ser discutidos na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março em Nairóbi, no Quênia.

De acordo com a OCDE, a quantidade de plástico praticamente dobrou desde 2000. Só em 2019, foram utilizadas 460 milhões de toneladas do material. Dessas, 353 milhões viraram lixo, segundo o relatório "Perspectivas Mundiais do Plástico".

Os resíduos, por sua vez, tomaram rumos diversos. Apenas 9% do material foi reciclado, enquanto 19% foi incinerado e 50% acabou em aterros sanitários. Os 22% remanescentes foram descartados em lixões não controlados, queimados em valas a céu aberto ou jogados no meio ambiente.

Em 2020, ano em que foi declarada a pandemia de Covid-19, o uso de plásticos pela população caiu 2,2%. Por outro lado, houve um aumento do lixo, já que materiais descartáveis, como embalagens e máscaras ou de "uso único", passaram a ser mais utilizados. E essa tendência vai apenas piorar com a recuperação econômica.

O plástico foi responsável por 3,4% das emissões de gases do efeito estufa de 2019. Para se ter uma noção, 90% desse total vem da produção de combustíveis fósseis.

Para a OCDE, os países precisam avançar mais para resolver o problema. É preciso, por exemplo, investir no mercado de plásticos reciclados. Hoje, esse material representa apenas 6% do total comercializado, provavelmente devido ao fato de ser mais caro.

“É essencial que os países respondam mediante soluções mundiais e coordenadas", convocou o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, o que inclui desenvolver o mercado de plástico reciclado, impor cotas mínimas de reutilização e melhorar a inovação tecnológica.

O investimento mínimo para criar os circuitos de gestão e de reciclagem de plástico nos países de renda baixa e média renda é estimado em cerca de US $28 bilhões por ano.


Além disso, a indústria não parece estar totalmente interessada em tornar a produção do plástico menos nociva ao ambiente. Na verdade, apenas 1,2% das tecnologias relacionadas ao material focam na redução de sua pegada ecológica.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page