top of page
  • Foto do escritorGeoAmbiental Jr.

Ecopontos de Presidente Prudente

O que são os Ecopontos?

São locais estabelecidos pelos órgãos públicos municipais que possibilitam aos moradores dos entornos entregar resíduos, tanto recicláveis quanto não, para haver uma destinação correta dos mesmos, evitando assim os diversos problemas devido ao descarte irregular da grande maioria de utensílios, móveis e objetos que já não são mais utilizados, que não são recolhidos pela coleta de lixo domiciliar.


Ruas, cursos hídricos e calçadas são continuamente escolhidos como locais indevidos para o descarte, causando diversos problemas tanto ambientais quanto de infraestrutura, como para o escoamento de grandes volumes de chuvas que associados aos entulhos, entopem as vias de saída das águas.


Os EcoPontos contam com Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEV’s), que consistem em caixas verdes semelhantes a contêineres que armazenam os resíduos e possuem limite de material diário que pode ser descartado nesses locais: 1m³ de material por pessoa! Muitas vezes estes materiais não usualmente descartados pelas pessoas (como sofás, móveis e podas de árvores) causam muito transtorno ao se desfazer, portanto os locais surgem como uma alternativa para também incentivar a logística reversa.


Para os materiais recicláveis, há os locais que já o recebem, como é o caso de cooperativas operadas em nível municipal, mas tal local pode receber diversos tipos de materiais, como:

  • Embalagens de plástico; papelão; metal e vidro; móveis usados até duas unidades; restos da construção civil dentro do limite de até 1 m³ ou 10 sacos; poda de árvore; e óleo de cozinha; galhos; gravetos; folhas; troncos.

Outros tipos de materiais não são passíveis de serem recebidos em EcoPontos:

  • Resíduos orgânicos; resíduos industriais; grande volume de resíduos da construção civil; resíduos de serviços da saúde; isopor; gesso; lâmpadas; colchões; espelhos; animais mortos; medicamentos; lixo eletrônico; gesso; telhas de amianto; lâmpadas.

Para alguns tipos de objetos como pneus há um local próprio e escolhido de forma individual a fim de especializar para o recebimento do produto, evitando possíveis problemas como água parada e proliferação de mosquitos.



Onde estão localizados os Ecopostos de Presidente Prudente?

  • EcoPonto Sabará: localizado no bairro Sabará, rua Adelino Rodrigues com a rua Afonso Vincoleto, próximo à Praça da Juventude e com localização mais próxima à Unesp a aproximadamente 2 km de distância, mais ao centro da malha urbana (Zona Oeste).

  • EcoPonto Cambuci: localizado na rua João Lopes do Nascimento, próximo ao estacionamento de ônibus da Andorinha e Jandaia, na porção sudeste da cidade (Zona Leste).

  • EcoPonto Residencial Bongiovani: localizado na rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani com o encontro da rua Paulo Aniceto Siqueira mais ao norte do município.

Todos seguindo horário de funcionamento comercial de segunda à sexta das 08:00 às 17:00.


Fontes:

Meio Ambiente - Ecopontos em funcionamento

Você sabe como funcionam os Ecopontos?


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page